sexta-feira, agosto 18, 2006

Leveza

Estive relendo este blog e notei que ele anda meio pesado. É terrorismo, guerra, falecimento e outros assuntos não muito agradáveis. Como não quero perder os cerca de dez leitores que ainda restaram (será que ainda têm dez aí?), resolvi escrever sobre algo mais ameno.

Só que escrever é fácil. O difícil é decidir sobre o que escrever, achar a famosa “inspiração”. Pode ser que para os escritores de verdade, ela venha naturalmente. Para mim, não. Normalmente eu leio algo no jornal, na internet, ou vejo alguma coisa na TV que me dá a idéia do que escrever, mas ultimamente o noticiário anda mais pesado do que o Ronaldo na Copa.

Então resolvi escrever sobre algo leve e o que mais leve que o ar? Antes que vocês dez pulem fora deste blog, ou então pensem que vou escrever sobre o 14-Bis do Santos Dumont, vou explicar.

Eu tenho procurado caminhar de manhã cedo, já que fazer ginástica dá muito trabalho e cansa. Assim, tento diminuir a minha culpa e a minha barriga. Eu ando dentro de um parque que tem perto de casa, rodeado de árvores, pássaros e mosquitos (nem tudo é perfeito).

Hoje eu estava andando pelo caminho de sempre e tive a idéia de tentar me abstrair do ambiente com o qual eu estou acostumado, por onde passo quase todos os dias, e encarar como se eu estivesse ali pela primeira vez, realmente vendo, sentindo, cheirando, aguçando os sentidos. Estava um dia bonito, céu azul, ainda não estava muito quente (é verão aqui) e, como estava úmido, estava aquele cheirinho de mato.

E então fiquei saboreando aquele ar puro, sentindo o seu friozinho matinal, o seu cheiro impregnado de natureza, degustando o ar como quem saboreia um vinho raro, buscando traços sutis de aromas variados, despertando sensações e memórias. Sim, porque o olfato funciona como um gatilho que dispara memórias arquivadas na cabeça da gente, organizadas por vários índices, inclusive de cheiros (quem não lembra do prazer de sentir o cheirinho de pão fresco da padaria, ou do cheiro da pipoca pulando da panela do pipoqueiro da esquina?).

Aquele ar, descendo do nariz até os pulmões, além de servir de combustível para a vida, me lembrou de lugares a quilômetros de distância, me transportando instantaneamente que nem no seriado Jornada nas Estrelas. Em menos de um segundo, eu estava no meio das palmeiras do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Mata Atlântica do Parque de Itatiaia, no Parque das Águas de São Lourenço, no clima privilegiado de Miguel Pereira...

Imediatamente, veio uma sensação boa, a felicidade de lugares e momentos vividos com alegria e prazer, de memórias que fazem a vida ter sentido e valer a pena. Em poucos segundos, e com o simples ato de respirar, foi como se o tempo tivesse parado: os mosquitos deixaram de chatear, os carros não passavam e eu podia estar em qualquer lugar, em todos os lugares e em lugar nenhum, ao mesmo tempo.

Ao final desse momento mágico, que provavelmente durou alguns segundos no meu relógio mas uma eternidade na minha mente, fui andando e olhando para o céu, lembrando daquelas comparações que mostram como somos pequenos perante o universo e o tempo.

Fiquei pensando que se a gente existe, neste universo tão imenso, e se temos a capacidade de sentir e apreciar coisas tão simples como o ar que respiramos, se somos capazes de criar e guardar universos nas nossas mentes, formados pelas nossas memórias e imaginação, pelos quais viajamos a qualquer momento, então deve haver um motivo muito bom para isso, algum plano bem maior que, só porque não conseguimos entender, não quer dizer que não exista.

Hoje, aqueles dizeres de que Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo, como o ar que nos cerca, fizeram muito mais sentido...

2 comentários:

Anônimo disse...

Marco cada dia que passa eu fico mais surpresa com voce....Leveza e' um titulo que me da' a sensacao da sua continua mudanca. Brevemente voce estara' com Don Juan....Castaneda!
Continua com as suas emocoes e sencacoes.
Beth

Anônimo disse...

este artigo fala sobre paradas, como elas são FUNDAMENTAIS. Está muito bem escrito. Congratulations!